Acabaram-se as desculpas para não fazer Marketing Digital
O Google possui uma lista enorme de ferramentas gratuitas que podem ajudar empresas e profissionais de Marketing Digital à realizar tarefas do dia à dia.
Sendo assim, qualquer empresa ou profissional pode executar suas demandas, criar ações e mensurar resultados sem nenhum custo financeiro. Não existem desculpas para fortalecer sua Presença Digital!
Para ajudar, reuni aqui algumas dessas ferramentas gratuitas do Google para que você possa utilizá-las o quanto antes. Vamos lá?
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1ª Ferramenta Gratuita: Google Meu Negócio
Sabe quando aparece uma empresa no Google Maps? Então, é através do Google Meu Negócio (Google My Business) que inserimos as informações da empresa para aparecer no Maps. Mas não pára por aí, o GMB tem muitas outras funcionalidades:
- Inserir fotos da sua empresa;
- Inserir informações como horário de funcionamento, endereço e serviços oferecidos;
- Postar as últimas publicações do seu blog para que apareçam como cards nos resultados de busca;
- Receber avaliações e mensagens de consumidores;
- Criar um mini-site para sua empresa, caso você não tenha um site.
- Receber e analisar informações sobre as buscas que seu negócio apareceu.
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Nota da ferramenta: ✩✩✩✩✩
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2ª Ferramenta Gratuita: Google Analytics
Não preciso nem escrever aqui o tanto que é importante analisar o tráfego do seu site e mensurar resultados, certo? Utilize o Google Analytics para isso! Provavelmente, é a ferramenta mais utilizada no mundo com esse propósito, por ser relativamente simples de ser configurado e também por ter uma versão gratuita que é excelente.
Através da ferramenta, você poderá identificar a origem do tráfego de seu site e também analisar eventos e conclusões de metas (conversões) e entender se suas ações de Marketing Digital estão surtindo efeito.
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Nota da ferramenta: ✩✩✩✩✩
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3ª Ferramenta Gratuita: Google Search Console
Quando o assunto é SEO, uma das principais ferramentas que você tem que ter em mãos é o Search Console. É através dele que você vai monitorar a posição média do seu site nos resultados de busca, as palavras-chave que exibem seu site, o número de vezes que apareceu e quantos cliques recebeu no período analisado. Legal né?
A instalação é relativamente simples, basta seguir as instruções. Não se esqueça de vincular sua conta com o Google Analytics.
SEO é extremamente importante para qualquer negócio e se seu site ainda não tem o Search Console instalado, faça o já!
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Nota da ferramenta: ✩✩✩✩✩
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4ª Ferramenta Gratuita: Google Trends
Uma das ferramentas mais importantes e sub-utilizadas do Marketing Digital: o Google Trends. Através dele, você analisa como está o interesse das pessoas em relação às buscas que elas fazem no Google ao longo do tempo. Você consegue identificar se houve aumento de interesse repentino, ou redução, e isso pode servir de insight para produzir conteúdo e direcionar seus esforços.
Se você nunca usou, acesse já e experimente. Com certeza, vai abrir seus horizontes!
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Nota da ferramenta: ✩✩✩✩✩
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4ª Ferramenta Gratuita: Google Skilshop
As pessoas sempre perguntam: qual o melhor curso de Google Ads? A resposta é simples: o melhor curso de Google Ads é o do próprio Google Ads!
O Google sempre muda a plataforma onde disponibiliza seus cursos e certificações oficiais. Atualmente, ele utiliza o Google Skillshop. O conteúdo disponível é muito bem feito e organizado, contendo vídeos e perguntas ao longo da leitura para ajudar a reforçar o aprendizado. Ao fim, você faz a prova para tirar o certificado oficial.
Se você trabalha com Google Ads ou quer aprender, esse material gratuito é obrigatório!
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Nota da ferramenta: ✩✩✩✩✩
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6ª Ferramenta Gratuita: Central de Ajuda do Google Ads
Você quer aprender à anunciar no Google Ads? Tem dúvidas sobre seu funcionamento, sobre como fazer uma campanha e otimizá-la? Que tal aprender toda a parte teórica diretamente no material oficial que o próprio Google criou e disponibilizou gratuitamente para qualquer um utilizar?
A Central de Ajuda do Google Ads possui uma quantidade absurda de conteúdo, desde dúvidas mais simples até as mais complexas, tudo muito bem organizado para usarmos sempre que necessário. É tão bem organizado, que muitos cursos pagos que existem por aí utilizam esse mesmo conteúdo gratuito, e tem gente que compra. =/
Dessa forma, quando tiver alguma dúvida, antes de procurar um curso pago ou pedir ajuda para algum “guru”, vá até a Central de Ajuda e veja qual é a resposta oficial do Google. Você se resguarda e vê qual é a opinião de quem criou a plataforma.
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Nota da ferramenta: ✩✩✩✩✩
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7ª Ferramenta Gratuita: Google Tagmanager
Se tem uma coisa que todo profissional de Marketing Digital tem que priorizar na vida, isso se chama independência. Não existe nada pior do que você depender de uma outra pessoa, que provavelmente vai ter sua lista de prioridades, para fazer algo para você.
Uma situação muito comum é a configuração de códigos de acompanhamento em sites, onde é necessário solicitar ao programador para fazer a instalação. Normalmente, o programador demora mais do que o necessário para realizar a demanda e a campanha é iniciada sem a conversão no site. Isso é péssimo para tudo, e ainda piora quando é necessário solicitar tudo o tempo todo para o programador.
É por isso que criaram o Google Tagmanager: para dar independência para a pessoa que precisa dos códigos instalados. Basta instalar apenas um código no site, que vai funcionar como um container. Através dele você faz a configuração de outros códigos, configura eventos do Analytics e muito mais. A melhor parte: sem ter que pedir para o programador.
Paz de espírito.
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Nota da ferramenta: ✩✩✩✩✩
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8ª Ferramenta Gratuita: Google Drive
Sabe quando você precisa de um documento ou arquivo, mas se lembra que está salvo em seu computador e você só poderá acessar quando chegar em casa?
Já não é novidade que armazenar seus arquivos na nuvem é uma grande vantagem. Porém, além de ter acesso aos arquivos quando precisar, você também pode editar e até mesmo criá-los para acessar sempre que quiser através do Google Drive.
Os arquivos conhecidos dos programas da Microsoft (Word, Excel, PPT, etc..) podem ser importados para o Google Drive e editados por lá mesmo. O caminho inverso também é possível, já que você pode salvar um arquivo que pode ser salvo em qualquer máquina e editado nos programas da Microsoft. Além desses arquivos, também é possível armazenar imagens, vídeos e outros formatos.
A ferramenta também é muito útil para que pequenos times possam trabalhar em conjunto e editar os arquivos simultaneamente. Pastas podem ser criadas para facilitar o gerenciamento, e é possível atribuir permissões para quem vai utilizar os arquivos.
O Google Drive na versão gratuita possui limite de espaço, o que não te impede de usar por um bom tempo. Caso chegue no limite e precise de mais, você pode contar com a versão paga, nomeada de Google G Suite.
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Nota da ferramenta: ✩✩✩✩✩
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9ª Ferramenta Gratuita: Web.Dev
Mais um recurso gratuito do Google para trabalharmos com SEO (Search Engine Optmization).
Através do Web.Dev, você faz um diagnóstico rápido sobre a performance do seu site e de alguns fatores relacionados ao conteúdo do seu site. A ferramenta dá uma pontuação para cada critério analisado e também dicas de como resolver os problemas levantados.
Por ser simples de ser utilizada, qualquer pessoa pode fazer um diagnóstico rápido e ter as respostas que precisa.
É óbvio que não podemos levar todas as informações ao pé da letra, nenhuma ferramenta é 100% exata ou dona da verdade. Mas esse tipo de ferramenta é muito útil porque nos dá um norte do que vamos ter que fazer para melhorar a performance do site.
Vale muito à pena ter sempre em mãos!
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Nota da ferramenta: ✩✩✩✩✩
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