Google Ads ou Facebook Ads: Por qual começar?

Google Ads ou Facebook Ads

É muito comum que empresas tenham dúvida sobre qual plataforma devem começar a anunciar primeiro, se é o Google Ads ou o Facebook Ads.

E a reposta é simples:

Você deve anunciar em ambas, desde que tenha orçamento para isso!

Não só nelas, como também deve experimentar outras, como TikTok Ads, Linkedin Ads, Pinterest Ads, etc… obviamente, se fizer sentido para o seu negócio e se também tiver orçamento disponível.

Independente disso, vamos dar foco ao Google Ads e Facebook Ads porque atualmente são as principais plataformas de mídia paga, justamente porque geram os melhores resultados no curto prazo, tanto em volume quanto em relação aos custos.

Porém, sabemos que nem sempre é possível investir em mais de uma plataforma, principalmente para micro e pequenas empresas que possuem um orçamento disponível para Marketing muito restrito.

Sabendo desse cenário, vou compartilhar com você através desse artigo alguns pontos importantes antes de decidir em qual mídia você vai começar a investir primeiro.

Alinhamento de expectativas

Uma das origens da dúvida de qual plataforma investir inicialmente é um “desalinhamento de expectativas”.

É comum que as pessoas não saibam como o Google Ads e o Facebook Ads funcionam. Nem todo mundo tem tempo para ter contato com as plataformas e entender a dinâmica dos leilões e do consumo de orçamento (além das “malandragens” que acontecem no dia a dia).

A forma como as plataformas são comercializadas por muitas agências, profissionais freelancers e até mesmo pelo próprio Google e Meta (novo nome do Facebook, temos que acostumar a chamá-lo assim) como uma “solução milagrosa” e barata, faz com que as pessoas imaginem que para anunciar basta inserir um pequeno orçamento, apertar “play” e esperar a mágica acontecer.

Quem dera se fosse só isso! 😂

Por essas e outras, tenha sempre em mente: não acredite em resultados milagrosos e se sua verba é restrita, comece apenas na plataforma que faz mais sentido para o seu negócio no momento atual de sua empresa.

Cuidado com a diluição de verba!

Digamos que você tenha R$1.000,00 por mês para seus anúncios online. Inicialmente, você pensou em dividir a verba entre Google Ads e Facebook Ads.

Se a verba é mensal (30 dias), logo você terá algo em torno de R$15,00 por dia para cada plataforma.

Daí, eu te pergunto:

  • você acha que com R$15,00 por dia você vai ser competitivo o bastante perante sua concorrência?
  • você acha que com R$15,00 por dia você conseguirá gerar um volume de tráfego suficiente para gerar resultados expressivos?

Ficou mais fácil para entender que se você tiver mais orçamento disponível por dia na mídia que faz mais sentido para o seu negócio, você terá mais chances de obter mais resultados, certo?

Obviamente, se o seu produto é muito caro ou precisa de mais esforço para ser vendido, talvez essa verba ainda seja relativamente baixa para gerar resultados expressivos.

E esse é mais um motivo para você não diluir sua verba!

Demanda existente: vá de Google Ads

O Google Ads é uma excelente plataforma para trabalhar com a demanda já existente de algum serviço ou produto.

Quando uma pessoa quer comprar algo, ou tem alguma dúvida sobre algum produto ou serviço, ela vai até o Google e realiza uma busca.

Essa busca é uma demonstração muito forte da intenção dessa pessoa.

Logo, por ter um alto nível de interesse, essa pessoa vai escolher alguma das opções que vão aparecer nos resultados de busca do Google.

Se você não aparecer ali, naquele momento, pode ter certeza que algum concorrente estará lá para atender essa demanda.

As possibilidades para aparecer nos resultados de busca do Google são:

  • Criar sua listagem no Google Meu Negocio (Google My Business), que é gratuito, mas não garante que você aparecerá para as buscas que fazem sentido para o seu negócio;
  • Aparecer nos resultados orgânicos do Google investindo em um bom trabalho de SEO (Search Engine Optimization), que não é barato e demanda muito tempo, principalmente se seu mercado for competitivo;
  • Anunciar no Google Ads, que é a única forma de estar nos resultados de busca no curto prazo (você paga para estar ali).

Além da Rede de Pesquisa (Search Network), existem muitas outras possibilidades no Google Ads, como a Rede de Display e o Youtube, e são excelentes formas para gerar demanda ou complementar os pontos de contato com sua marca durante a jornada do consumidor.

Só que como foi dito anteriormente, estamos considerando um momento inicial de investimento, faz mais sentido começar na Rede de Pesquisa do Google para tentar aproveitar a demanda já existente e tentar gerar resultados no curto prazo, sem diluir sua verba com outras ações.

⚠️ Porém, muita atenção: se você anunciar para palavras-chave de fundo de funil, pode se deparar com custos elevados, principalmente para mercados muito competitivos.

Avalie se anunciar para essas palavras-chave faz sentido para o seu negócio e não dilua sua verba em muitas palavras-chave.

Comece pequeno, com poucas palavras-chave em correspondência exata. Assim você aproveita melhor o orçamento, mesmo que ele seja restrito.

Geração de demanda: vá de Facebook Ads

Se você precisa se destacar de alguma forma, ou precisa fazer uma ação mais agressiva em relação à uma oferta ou desconto, você precisa fazer com que a informação chegue até seu público.

É aí que você deve optar pelo Facebook Ads, que permite um excelente uso de apelo visual para ganhar a atenção das pessoas e um grande poder de segmentação detalhado.

Através da plataforma, você “cai de para-quedas” na frente de quem pode ter interesse pelo que você vende, utilizando vídeos e imagens em diversos posicionamentos (Facebook, Instagram e muito mais), para realizar diversos objetivos de campanha.

⚠️ Porém, mais uma vez, muita atenção: não saia impulsionando posts e criando diversas campanhas com vários objetivos se o seu orçamento é restrito. Isso vai diluir seu orçamento e você perderá efetividade.

Pense no seu objetivo ao anunciar e tenha foco. Teste as possibilidades e veja o que funciona melhor para o seu momento.

Conclusões

Um dos fatores que são decisivos para o bom desempenho das suas campanhas de Google Ads e Facebook Ads são a disponibilidade de orçamento e a sua diluição.

Independente de qual plataforma você vai escolher, você precisa ter orçamento disponível para ser competitivo e evitar a diluição sempre que possível, para manter sua disponibilidade.

Se entender isso no início, você vai conseguir progredir suas campanhas de forma gradual e, assim que obter resultados, poderá tomar a decisão de escalar o orçamento das campanhas existentes ou se vai partir para outra plataforma para iniciar uma nova bateria de testes.

Se ainda assim você tiver dificuldades para definir em qual plataforma irá começar a anunciar, entre em contato. Vamos ficar felizes em ajudar!

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Autor: João Paulo Fonseca

Há mais de 10 anos ajudando empresas com soluções de Marketing Digital que atendem suas necessidades e geram resultados com transparência, oferecendo o máximo de independência para seus clientes.