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Performance Max do Google Ads: conheça a novidade!

Conheça o Campanhas de Maior Desempenho (Performance Max) do Google Ads 

O Google Ads liberou recentemente um novo formato de campanha que promete melhorar consideravelmente o desempenho para os anunciantes.

Porém, como toda novidade, é importante testarmos e avaliarmos como as campanhas vão proceder, principalmente porque o recurso utiliza muita automação, e isso nem sempre significa que vai ser benéfico para o seu negócio.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre o Performance Max, o que é e como funciona, vantagens e desvantagens desse novo formato de campanha do Google Ads.

O que é o Performance Max?

A campanha de maior desempenho (Performance Max) é um novo formato de campanha do Google Ads baseado em metas. Utilizando esse formato, é possível acessar todo o inventário do Google Ads em uma só campanha.

De acordo com o Google, o novo formato complementa as campanhas de rede de pesquisa e, utilizando a automação, vai ajudar o anunciante a encontrar mais clientes que geram conversões em todos os canais do maior buscador do mundo, como o YouTube, a Rede de Display, a Pesquisa, o Discover, o Gmail e o Maps.

Quando usar o Performance Max?

As campanhas de maior desempenho são uma boa opção nas seguintes situações:

  • Quando você tem metas de publicidade e conversão específicas (ex: vendas, geração de leads, entre outras);
  • Quando você quer maximizar o desempenho da campanha e exibir anúncios em outros canais não é uma limitação;
  • Quando você quer ter praticidade para acessar todos os canais de publicidade do Google em uma única campanha;
  • Quando você precisa de mais alcance e um valor de conversão maior do que as campanhas de rede de pesquisa.

Assista o vídeo abaixo para saber mais sobre o que é e como funciona o Performance Max:

Como usar o Performance Max?

Com as campanhas de maior desempenho, você pode promover seus produtos ou serviços na Rede do Google criando uma campanha fácil de gerenciar.

Criando uma campanha de maior desempenho

Para começar, clique em “Criar campanha” (aquele botão azul indicado com o ícone de +).

Observação importante: a campanha de maior desempenho será exibida como um tipo de campanha se o seu objetivo de publicidade for “Vendas”, “Leads”, “Tráfego do site”, “Visitas a lojas locais e promoções” ou criar uma campanha sem meta.

Em seguida, você selecionará como indicado na imagem abaixo:

Depois dessa etapa, você irá configurar o orçamento, lances e os recursos da sua campanha. Tudo isso é bem simples e intuitivo, não tem muito mistério. Basta ir seguindo todas as etapas.

Para auxiliar, assista o vídeo abaixo que mostra em detalhes a criação de uma campanha de Performance Max:

Prós e contras do Performance Max

Bons motivos para usar o Performance Max

Com as campanhas de Performance Max, você poderá:

Performance MAX - unlock audiences icon Encontrar mais clientes que geram conversões

  • O Performance Max ajuda a gerar mais conversões ou maximizar o valor da conversão.
  • Com o novo formato, você pode alcançar clientes em todos os canais do Google utilizando apenas uma campanha.
  • As campanhas combinam informações sobre as intenções e preferências dos consumidores em tempo real com os indicadores de público-alvo.

Performance MAX - better performance icon Gerar mais valor

  • O novo formato utiliza o modelo de atribuição baseado em dados de todos os canais e escolhe os pontos de contato mais valiosos que influenciam os clientes a realizarem a conversão desejada.
  • Modelos de aprendizado de máquina (machine learning) fazem estimativas precisas sobre quais anúncios, públicos-alvo e combinações de criativos apresentam melhor desempenho.

Performance MAX - insights icon Acessar insights avançados

  • As campanhas de Performance Max oferecem relatórios de recursos para analisarmos os criativos e como afetam os resultados, além de otimiza-los para aumentar o ROI.
  • Elas também oferecem novos insights, como as tendências de pesquisa em ascensão, que nos ajudam a entender as mudanças no desempenho e definir melhor a estratégia.

Funcionalidade especial para o Youtube

Como indicado, as campanhas de Performance Max utilizam todos os canais do Google para exibir anúncios, e o Youtube está incluído.

Para alguns anunciantes é difícil produzir anúncios em vídeo, normalmente por limitação de recursos. Mas isso não é um impeditivo para utilizar o novo formato, já que a própria campanha utiliza os outros recursos do anúncio para gerar vídeos automáticos que vão veicular no Youtube, cumprindo assim o papel que um vídeo produzido faria.

Automação: herói ou vilão?

Não é segredo para ninguém que as automações, apesar de serem muito úteis e auxiliarem no processo de criação, gestão e otimização de campanhas, podem ser algo que “joga contra” os seus objetivos, caso você desconheça como funcionam.

As automações do Google Ads muitas vezes acabam priorizando o consumo de orçamento das campanhas, e nem sempre isso anda em paralelo com o aumento de resultados. É necessário ter muita atenção e criar uma rotina de acompanhamento para evitar que isso aconteça.

Tendo isso em vista, é importante acompanhar de perto as campanhas de Max Performance, para entender se de fato cumprem com a promessa de trazer mais resultados para o seu negócio.

Falta de controle da veiculação

Outro ponto negativo do Performance Max é que você praticamente não tem nenhum controle sobre o que está veiculando e como isso acontece.

Por exemplo, a campanha pode exibir muito mais os anúncios em um determinado canal do que outro, de acordo com o entendimento da automação. Por isso, é importante acompanhar de perto e ver se isso vai ser benéfico para os resultados seu negócio.

Considerações finais

Ainda é cedo para conclusões sobre o Performance Max. Inicialmente, a novidade parece trazer um grande benefício por sua abrangência e praticidade para ser criada e gerenciada.

Aqui no Presença Digital, já estamos testando para alguns clientes:

Em breve, vamos compartilhar os resultados e considerações desse e de outros testes em nosso canal no Pingback (clique aqui para acessar).

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João Paulo Fonseca
João Paulo Fonsecahttps://presencadigital.com.br
Há mais de 10 anos ajudando empresas com soluções de Marketing Digital que atendem suas necessidades e geram resultados com transparência, oferecendo o máximo de independência para seus clientes.
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