Checklist de Revisão de Google Ads

Checklist de Revisão de Google Ads

O Guia Essencial para uma Revisão de Rotina Eficaz na sua Conta do Google Ads

Introdução

Uma das atividades mais importantes de quem trabalha com Google Ads e outras mídias, é realizar uma boa revisão nas contas de anúncios.

Uma revisão de rotina não só garante que suas campanhas estejam alinhadas com seus objetivos de negócios, mas também ajuda a pegar muitas “malandragens” que o Google pode fazer com suas campanhas (entenda malandragem como gastar mais).

Revisar também ajuda a indentificar e corrigir rápido os seus próprios erros, principalmente se você é iniciante em Google Ads.

“Todo mundo erra sempre, todo mundo vai errar.”

Grupo Revelação

Para evitar erros, revise bem sua conta de Google Ads!

Este artigo destaca a importância de uma revisão regular da sua conta do Google Ads e fornece um checklist com todos os itens que você precisa acompanhar para mantê-la no caminho certo.

A Importância de Revisões Regulares

Manter uma conta do Google Ads sem monitoramento constante é como dirigir um carro sem manutenção: você pode seguir em frente por um tempo, mas eventualmente, problemas pequenos podem se transformar problemas bem caros. Revisões regulares ajudam a:

  1. Identificar erros: detectar rapidamente aspectos que precisam de ajustes.
  2. Acompanhar saldo e otimizar o orçamento: garantir que seu orçamento está sendo utilizado da maneira mais eficiente possível e garantir que o saldo não está chegando ao fim antes da hora.
  3. Melhorar o desempenho das campanhas: realizar ajustes nas palavras-chave para atingir melhor seu público-alvo e melhorar seus resultados.
  4. Acompanhar as mudanças do mercado: adaptar suas campanhas às novas tendências e comportamentos do consumidor.

Estratégia para revisar o Google Ads

Antes de partir para o Checklist de Revisão, onde você poderá ver tudo que precisa ser revisado em sua conta de Google Ads, é importante ressaltar que é normal que cada profissional tenha sua maneira de conduzir seus trabalhos.

Aqui no ADXP, trabalhamos com um volume muito grande de contas de Google Ads. Por isso, criamos uma metodologia que ajuda tanto com a agilidade para revisar pontos que necessitam de mais urgência, quanto com a qualidade, para fazer revisões mais aprofundadas que vão resultar em otimização da conta.

Essa metodologia consiste em:

Revisões Rápidas

As revisões rápidas, como o próprio nome diz, não tomam muito tempo, mas são extremamente importantes porque lidam com os itens de mais urgência na conta de Google Ads.

A ideia aqui é evitar incêndios: não deixar que o saldo se esgote, ou que os orçamentos diários das campanhas estejam devidamente distribuídos e consumidos dentro do esperado.

Alguns outros pontos como notificações, recomendações da conta, e verificar algumas métricas também são revisados nesse momento.

Essas revisões são boas para identificar itens que devem ser anotados para se transformarem em demandas nas revisões aprofundadas.

Revisões aprofundadas

Após as atividades de rotina com maior grau de urgência, entramos nas revisões aprofundadas, que servem para analisar as contas com um maior detalhamento.

É aqui que vamos analisar os termos de busca, estudar os números e os gráficos, identificar os dias que geraram mais resultados e entender o que contribuiu ou prejudicou a performance das campanhas.

Nesse momento, ajustes são realizados e serão monitorados dentro dos processos de rotina.

Como foi dito acima, fazer dessa forma ajuda muito com a rotina com os clientes do ADXP.

Você pode realizar suas revisões da forma que ficar melhor para você.

Apenas não deixe de revisar todos os itens do Checklist à seguir:

Checklist para Revisão do Google Ads

1. Orçamento e Gastos

🔘 Verifique se o consumo do saldo está dentro do esperado;

🔘 Se a conta utiliza pagamentos automáticos, verifique se não há nenhuma notificação relacionada com as formas de pagamento cadastradas;

🔘 Se a conta utiliza pagamentos manuais por boleto, antecipe o boleto para que o cliente não deixe para pagar de última hora, ou ele pode esquecer e a conta ficará sem saldo;

🔘 Verifique o orçamento consumido no dia anterior e também nos últimos 7 dias (ou no mês atual), para tentar identificar se existe alguma anormalidade;

2. Notificações

🔘 Verifique se existe alguma notificação na conta e se exige alguma ação imediata;

3. Performance das Campanhas

🔘 Revise no nível das campanhas as principais métricas (cliques, impressões, conversões, custo de conversão, ligações). Verifique os últimos 7 dias (ou o mês atual) para tentar identificar alguma anormalidade. Utilize os gráficos para visualizar esses comportamentos;

4. Grupos de Anúncio

🔘 Após analisar o nível das campanhas, inicie a revisão dentro de cada campanha, começando pelos grupos de anúncio. Tente identificar quais grupos com melhor performance (lembre-se da regra de Pareto);

5. Palavras-chave

🔘 Após analisar o nível de grupos de anúncio, revise cada grupo de forma individual. Tente identificar quais palavras-chave estão com o melhor desempenho (regra de Pareto vale aqui também);

🔘 Acesse o relatório de “Termos de Busca”, que indica quais buscas ativaram a exibição dos anúncios. É aqui que você vai pegar muita “malandragem” do Google, porque ele pode exibir os anúncios para muitas buscas aleatórias;

🔘 Negative as palavras-chave que exibiram os anúncios e estão fora do contexto desejado. Muita atenção com essa revisão!

6. Anúncios e Extensões

🔘 Revisar os anúncios para identificar quais estão com a melhor performance e também para descobrir se algum está reprovado;

🔘 Verifique se os anúncios estão devidamente parametrizados;

🔘 Observe se o anúncio está classificado como “Excelente”. Se não estiver, edite o anúncio e veja o que é possível fazer para melhorá-lo;

🔘 Veja se o anúncio já possível extensões que são adicionadas diretamente no nível do anúncio, como imagens, logomarca e nome da empresa;

🔘 Revise as extensões de anúncio e sua respectiva performance. Veja se existe alguma extensão reprovada. Crie mais extensões quando for necessário;

7. Conversões

🔘 Vá em “Conversões” através do menu principal e verifique se as conversões estão sendo mensuradas de forma correta. Veja se existe algum aviso ou notificação;

🔘 Verfique os urls onde as conversões ocorreram, e veja se estão de acordo com o esperado;

8. Revise o site

🔘 Acesse o site e verifique se algo mudou. Muitos clientes não avisam quando o site sofre alguma alteração;

🔘 Verifique se os códigos de monitoramento continuam instalados;

🔘 Faça um teste de conversão. É bom realizar essa revisão de tempos em tempos, porque o site pode ter sofrido alguma alteração, e você só ficará sabendo depois que o resultado despencar;

9. Parcela de Impressão

🔘 Verifique como está a Parcela de Impressão das campanhas. É através desse relatório que você poderá identificar se as campanhas estão com uma boa cobertura em relação ao volume de buscas que ocorrem ao longo de um dia e também em relação aos concorrentes que anunciam para as mesmas buscas;

10. Oportunidades e Recomendações

🔘 Revise as recomendações da conta com muita atenção. O Google indica algumas recomendações que nem sempre vão ser benéficas em relação ao resultado que você precisa obter. Avalie o que faz sentido aplicar e dispense o que não fizer sentido;

Conclusão

Investir tempo em uma revisão de rotina na sua conta do Google Ads é essencial para o sucesso de suas campanhas de marketing digital;

Ao seguir este checklist, você pode garantir que sua conta esteja sempre otimizada, resultando em um melhor desempenho;

A revisão é uma etapa dentro de um processo que pode garantir que você evite erros e esteja preparado para imprevisos, que não são poucos;

P.S.: Se você chegou até aqui, muito obrigado!

Espero que o Checklist de Revisões de Google Ads te ajude bastante!

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Fique à vontade para sugerir mais itens para serem revisados, utilizando o espaço de comentários abaixo.

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Autor: João Paulo Fonseca

Há mais de 10 anos ajudando empresas com soluções de Marketing Digital que atendem suas necessidades e geram resultados com transparência, oferecendo o máximo de independência para seus clientes.